SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A reconstrução dos contornos do eu: um olhar psicanalítico sobre a amputaçãoInteligência e desempenho escolar em crianças entre 6 e 11 anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

OLIVEIRA, Karina da Silva  y  NAKANO, Tatiana de Cássia. Avaliação da resiliência em Psicologia: revisão do cenário científico brasileiro. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp. 73-83. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200100283.

O termo resiliência tem sido utilizado para referir-se à indivíduos capazes de retomar o equilíbrio emocional após grandes adversidades. Todavia, há pouco consenso acerca da melhor forma de avaliar esta habilidade. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a produção científica versada à avaliação da resiliência no país. Para isto, usou-se as bases de dados: Periódicos CAPES/MEC, Scielo e Pepsic, utilizando as palavras-chave: avaliação e resiliência. Foram indicadas 314 produções, destas 31 foram selecionadas. Observou-se predominância de estudos empíricos, voltado à adultos, publicados, em sua maioria (74%), em forma de artigo. A estratégia de avaliação mais utilizada pelos pesquisadores foi a avaliação qualitativa. É possível concluir que a avaliação da resiliência é um tema em desenvolvimento no cenário nacional.

Palabras clave : Avaliação Psicológica; Resiliência; Revisão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License