SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Inteligência e desempenho escolar em crianças entre 6 e 11 anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

SILVA, Maria Angélica Alves da; ANDRADE, André Luiz Monezi  y  MICHELI, Denise De. Avaliação da Implementação de Intervenções Breves no Uso de Substâncias em Contexto Socioeducativo. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp. 92-101. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200100125.

Objetivo: Avaliar o conhecimento e dificuldades dos profissionais de centros socioeducativos na realização triagem e intervenção breve (TIB) em adolescentes em conflito com a Lei. Método: 102 profissionais que participaram ou não de capacitações responderam a um questionário específico referente a TIB. Resultados: A falta de tempo na aplicação da TIB e o perfil do adolescente da Fundação Casa foram as principais crenças/dificuldades detectadas. Aqueles que realizaram um curso prévio de capacitação na área de álcool/drogas apresentaram menores chances de adesão e as dificuldades encontradas na aplicação da TIB reduziram a motivação dos profissionais para sua aplicação. Conclusão: Estes dados indicam necessidade na atualização da formação profissional a partir de um ambiente para o diálogo e supervisão dos procedimentos.

Palabras clave : Transtornos relacionados ao uso de substâncias; comportamento do adolescente; intervenção breve; atos infracionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License