SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A família e sua relação com o idoso: Um estudo de representações sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

BORGES, Claudia Daiana; JESUS, Luciana Oliveira de  y  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Prevenção e promoção da saúde: revisão integrativa de pesquisas sobre drogas. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp. 5-13. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200200458.

Os modelos de saúde que orientam o entendimento do processo saúde e doença sustentam as diferentes noções de prevenção e promoção da saúde. O objetivo deste artigo foi investigar o panorama da produção científica por meio de uma revisão integrativa sobre prevenção e promoção da saúde em estudos sobre drogas no Brasil. Foram utilizados os descritores “prevenção”, “promoção” e “drogas” na Biblioteca Virtual em Saúde – Brasil. Oito artigos corresponderam aos critérios de inclusão para este estudo e foram analisados na íntegra. Os estudos foram predominantemente quantitativos e tiveram como participantes adolescentes. Os conceitos de prevenção e promoção não foram discutidos explicitamente em nenhum artigo, requerendo a análise destes a partir dos resultados apresentados e da perspectiva teórico-metodológica norteadora dos estudos.

Palabras clave : promoção da saúde; prevenção; drogas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License