SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Prevention and health promotion: an integrative review of drugs researchStructure and functioning of a mental health team of Trieste in its members perspective:: a qualitative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de; CASTRO, Jefferson Luiz de Cerqueira  and  SANTOS, José Victor de Oliveira. A família e sua relação com o idoso: Um estudo de representações sociais. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp. 14-23. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200200130.

A presente pesquisa buscou apreender as representações sociais da família e de como a pessoa idosa acredita que a família o vê como idoso, para identificar como estabelecem as relações familiares e de como este fator influencia no desenvolvimento humano. A amostra foi composta por 60 idosos com idade média de 73,15 anos (DP = 6,84). Utilizou-se o Teste de Associação Livre de Palavras e uma entrevista semiestruturada, que respectivamente foram analisados pela técnica de redes semânticas e pelo Software IraMuTeQ. Encontrou-se que o cuidado e a união são objeto das representações sociais dos idosos, e que a família influencia na dependência ou não do geronte. Espera-se que estes dados subsidiem intervenções e estudos acerca das relações entre família e idoso.

Keywords : Envelhecimento; Idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License