SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The Use Of Group Methodology In Participatory Action Research With TransgenderDrugs in Adolescence: a challenge to health and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

GONDIM, Sonia Maria Guedes et al. Análise de vídeo e imagens com suporte do ATLAS.ti: exemplo de aplicação. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp. 47-56. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200200463.

O artigo aborda aspectos metodológicos da análise de material audiovisual em pesquisa qualitativa e oferece um modelo simplificado para ajudar o pesquisador a fazer uso combinado de análise verbal e dados visuais em entrevistas gravadas em vídeo, com o suporte do ATLAS.ti.Como exemplo foram usadas as filmagens de relatos de imigrantes de sua experiência no Brasil, em que procurou-se identificar relações entre expressões faciais emocionais negativas e positivas dos imigrantes e o teor de seus depoimentos. Os resultados indicam que as expressões emocionais cumprem funções de acentuar, contradizer e substituir os relatos verbais dos imigrantes. Em alguns casos identificou-se supressão de manifestações emocionais, mesmo em depoimentos mais negativos. Os passos para a análise no ATLAS.ti são apresentados com ilustrações.

Keywords : análise de vídeo; análise qualitativa; análise de imagens; atlas.ti.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License