SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Análise de vídeo e imagens com suporte do ATLAS.ti: exemplo de aplicaçãoAdultos com síndrome de Down por eles mesmos:: relatos de suas vivências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

BOARINI, Maria Lucia. Drogas na Adolescência: desafios à saúde e à educação. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp. 57-67. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200200175.

Diante do atual cenário do consumo de drogas lícitas e ilícitas pelo segmento juvenil, nosso objetivo é identificar os fundamentos teórico-práticos que sustentam as ações dos profissionais da saúde mental e professores do ensino fundamental em relação ao uso de drogas ilícitas e abuso do álcool, por adolescentes. Para tanto, entrevistamos dez profissionais da saúde mental e dez professores do ensino fundamental no município de Campo Mourão/PR., ambos da rede pública. As análises tiveram como parâmetro teórico as implicações histórico-sociais no processo de construção deste fenômeno. Os resultados indicam que os profissionais seguem acreditando em mitos a respeito do uso de drogas e abuso do álcool, os quais trazem em seu bojo o moralismo e o medo como pano de fundo.

Palabras clave : Drogas; Adolescência; Saúde mental; Saúde pública; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License