SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Risco psicossocial familiar, coping do tratamento da obesidade infantil e controle parental da alimentação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

MACEDO, João Paulo; SILVA, Brisana Índio do Brasil de Macedo  e  BEZERRA, Laís Leal da Silva. Ideação suicida em assentamentos rurais no Piauí. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp. 1-10. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300506.

Objetiva investigar possíveis casos de ideação suicida em áreas de assentamentos rurais no Piauí. Para isso, realizou-se estudo de corte transversal em dois assentamentos rurais. Por meio de questionário sócio demográfico e o instrumento Self-Reporting Questionnaire (SRQ-??), identificou-se casos de transtorno mental comum na população investigada, com destaque para indivíduos que pontuaram o item do questionário que trata da presença de pensamentos suicidas. Para análise dos dados utilizou-se o pacote estatístico SPSS. Os resultados evidenciaram relação do indicativo de pensamentos com pessoas do sexo feminino, número de filhos, ocupação dona de casa e presença de transtorno mental comum. Tais variáveis por si só não são preditoras ao suicídio, mas evidenciam uma grande vulnerabilidade de mulheres ao comportamento suicida.

Palavras-chave : saúde mental; desejo de morte; ambiente rural; gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License