SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Suicidal ideation in rural settlements in PiauíEstresse Acadêmico: Adaptação e evidências psicométricas de uma medida author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

CUNHA, Kainara Silva da; MACHADO, Wagner de Lara; ANDRADE, André Luiz Monezi  and  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Risco psicossocial familiar, coping do tratamento da obesidade infantil e controle parental da alimentação. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp. 11-21. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300492.

Este estudo analisou variáveis parentais relacionadas ao tratamento do sobrepeso/obesidade de crianças em tratamento ambulatorial, como o controle alimentar, estressores e enfrentamento (coping) da doença, e risco psicossocial familiar. Dezenove cuidadores responderam os instrumentos: Caracterização do Participante, Entrevista de Coping Parental, Psychosocial Assessment Tool 2.0 (PAT 2.0) e Comprehensive Feeding Practices Questionnaire (CFPQ). A maioria das famílias apresentou risco psicossocial médio-alto (Alvo = 52,6%; Clínico = 21,1%) e as práticas parentais de controle alimentar mais comuns foram o Incentivo ao Equilíbrio e à Variedade de alimentos, e a Restrição da alimentação. O controle alimentar é o maior estressor para os cuidadores, que reagem com raiva e tristeza, apesar de apresentarem um coping mais adaptativo. Os resultados indicam a necessidade de intervenções específicas para essa população em risco.

Keywords : Obesidade Infantil; Práticas de Criação Infantil; Fatores Psicossociais; Coping; Comportamento Alimentar.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License