SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Risco psicossocial familiar, coping do tratamento da obesidade infantil e controle parental da alimentaçãoPrograma de Orientação de Pais em Grupo: Um estudo exploratório na abordagem Cognitivo-Comportamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

FREIRES, Leogildo Alves et al. Estresse Acadêmico: Adaptação e evidências psicométricas de uma medida. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp. 22-32. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300532.

O estresse acadêmico tem sido relacionado a variáveis de importante influência no contexto universitário. Nesse sentido, o presente estudo objetivou investigar as propriedades psicométricas da Escala de Estresse Acadêmico (EEA) através de dois estudos. O Estudo 1 contou com a participação de 200 estudantes universitários, os quais responderam a EEA e perguntas demográficas. Uma análise fatorial revelou uma solução unifatorial, indicando consistência interna adequada. Ademais, via teoria de resposta ao item, os itens da EEA mostraram-se discriminativos, exigindo baixa e moderada quantidade de traço latente para serem endossados. No Estudo 2, 207 estudantes universitários responderam aos mesmos instrumentos. Através da análise fatorial confirmatória corroborou-se a estrutura unifatorial preconizada. Conclui-se que esta medida mostrou-se psicometricamente adequada para utilização em futuras pesquisas acerca do estresse acadêmico no Brasil, podendo fomentar ações de assistência psicológica aos estudantes.

Palabras clave : Estresse; Estudantes universitários; Escala; Validade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License