SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Estresse Acadêmico: Adaptação e evidências psicométricas de uma medidaRelação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

NEUFELD, Carmem Beatriz et al. Programa de Orientação de Pais em Grupo: Um estudo exploratório na abordagem Cognitivo-Comportamental. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp. 33-43. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300500.

As atuais dificuldades enfrentadas pelos pais na educação dos filhos os levam cada vez mais a buscar ajuda especializada. O Programa de Orientação de Pais da USP-RP (PROPAIS), fundamentado na Terapia Cognitivo Comportamental, objetiva promover a melhoria no convívio familiar. Os pais participantes do programa têm seus filhos atendidos por estagiários da Terapia Cognitivo Comportamental, e a orientação de pais é complementar ao tratamento da criança. O objetivo do estudo é avaliar de forma preliminar os efeitos destas intervenções, com um delineamento quantitativo de pré e pós-teste, baseando-se nos escores do Inventário de Estilos Parentais (IEP) de uma amostra de 17 pais, identificando se houve diferenças entre pré e pós-teste no que tange ao estilo parental. As análises indicaram diferença significativa entre os testes, sendo que os pais, no geral, conseguiram melhorar seu estilo parental e apresentar diminuição nas práticas parentais negativas e, embora sejam necessários estudos com amostras ampliadas, os resultados sugerem que o programa tem atingido o seu propósito.

Palavras-chave : Treinamento de pais; Psicoterapia de grupo; Terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License