SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Programa de Orientação de Pais em Grupo: Um estudo exploratório na abordagem Cognitivo-ComportamentalA criança em foco: conversando sobre práticas parentais e estratégias de negociação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

ARINO, Daniela Ornellas  y  BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp. 44-52. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300544.

A literatura refere que os graduandos estão vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos mentais. Este estudo teve como objetivo analisar as relações entre ansiedade, depressão e stress com a qualidade das vivências acadêmicas e a autoeficácia. A coleta de dados foi realizada por meio de um protocolo digital, disponibilizado e divulgado através de recursos eletrônicos. Um total de 640 graduandos brasileiros participou do estudo. Os resultados demonstram uma correlação negativa, estatisticamente significativa, entre ansiedade, stress e depressão e as vivências acadêmicas e, também, com a autoeficácia. Dada a relação entre adoecimento e fatores acadêmicos e de carreira, é necessário estabelecer instrumentos para a detecção precoce de sintomas de transtornos mentais nesta população, assim como ações que favoreçam experiências acadêmicas mais positivas.

Palabras clave : Saúde Mental; Universitários; Autoeficácia; Vivências Acadêmicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License