SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes UniversitáriosResiliência e Escolarização: processo de enfrentamento das adversidades vivenciadas no Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SILVA, Emily Ribeiro da  e  PEREIRA, Melina Carvalho. A criança em foco: conversando sobre práticas parentais e estratégias de negociação. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp. 53-61. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300478.

Este estudo considera a criança como ser social e produtor de cultura. Apesar do adultocentrismo ainda existente, mudanças recentes nas relações intrafamiliares contribuíram para a crescente participação da criança nos processos decisórios da família. Assim, investigou-se como as crianças entendiam, avaliavam e lidavam com as práticas educativas, e suas estratégias de negociação. Dezesseis crianças, de 7 a 10 anos, participaram desta pesquisa qualitativa, que contou com entrevistas individuais semiestruturadas, grupos focais e posterior análise de conteúdo. A maioria afirmou já ter feito escolhas no contexto familiar e se sentiram satisfeitos com isso. Picos de autoritarismo, permissividade e inconsistências entre as figuras parentais foram percebidos pelos infantes. Dessa forma, o estudo fornece subsídios para avançar na qualidade das relações parentais.

Palavras-chave : Relações pais-criança; Infância; Negociação; Parents-Child Relations; Childhood; Negotiation.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License