SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A criança em foco: conversando sobre práticas parentais e estratégias de negociaçãoA co-construção do fluxo locomotor em processos interativos bebê-bebê índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

NEGREIROS, Fauston  y  ROCHA, Janaina Oliveira. Resiliência e Escolarização: processo de enfrentamento das adversidades vivenciadas no Ensino Médio. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp. 62-72. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300578.

Este estudo objetiva analisar a emergência da resiliência em meio à resolução de problemas no processo de escolarização de estudantes do Ensino Médio. Participaram 204 estudantes, 54,4% do sexo feminino e 44,6% do sexo masculino, com idade média de 15 anos. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e uma pergunta norteadora. As análises foram feitas pelo software IramuteQ®. Os resultados indicam que os estudantes utilizam diversas estratégias de enfrentamento das adversidades, a maioria delas mediadas pela relação com o outro. Pontua-se a necessidade de investimento na formação docente, para que estes apreendam os sentidos do desenvolvimento da resiliência e na parceria família e escola, pois podem atuar como redes de proteção e promoção de uma educação integral e contextualizada.

Palabras clave : escolarização; resiliência; ensino médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License