SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Resiliência e Escolarização: processo de enfrentamento das adversidades vivenciadas no Ensino MédioRelações de gênero e poder na Belle Époque: entre discursos e práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

COSTA, Natália Meireles Santos da  e  AMORIM, Katia de Souza. A co-construção do fluxo locomotor em processos interativos bebê-bebê. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp. 73-83. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300489.

O desenvolvimento locomotor do bebê é modulado por processos perceptuais/sociais/interativos. Porém, articulação desses elementos e sua complexidade em ambientes naturalísticos de creche, onde pares de bebês são importantes parceiros, faz-se pouco claro. Assim, objetivou-se estudar o entrelaçamento de processos locomotores relacionados a interações de bebês pares de idade. Foram conduzidos estudos de caso múltiplos, baseados em pressupostos histórico-culturais, analisando-se videogravações de bebês em creche. Dois episódios são analisados: um em que três bebês engatinham/param em função do movimento de uma bola; outro em que o andar com apoio é dificultado/reconfigurado na presença do par. A triangulação atencional associado às (in)capacidades motoras conferem dinâmicas diferenciadas ao movimento, dando-se como fluxo relacional. Mediação do espaço físico e concepções educativas são discutidas.

Palavras-chave : desenvolvimento infantil; locomoção; interação; creches.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License