SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Gender and power relations in Belle Époque: between speeches and practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

COUTO, Daniela Paula do  and  SILVA, Mardem Leandro. A Psicanálise De Crianças No Brasil: Um Relato Histórico. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp. 94-102. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300515.

Apresenta-se um relato histórico sobre os primórdios da Psicanálise de crianças no Brasil, com destaque para os fatores políticos, culturais e sociais que influenciaram o surgimento e desenvolvimento desse campo. Destaca-se o modo como a Psiquiatria, juntamente com a medicina social do século XIX, orientou os pioneiros da Psicanálise de crianças, a partir da concepção da higiene mental escolar e sua ideologia normativa. Conclui-se que apesar da adesão a um discurso adaptacionista em seu surgimento, a Psicanálise de crianças, na atualidade, não comunga mais com um ideal normativo, haja vista que a dimensão pulsional em cada sujeito é incontrolável e responde pela singularidade do sintoma de cada criança, o que impede uma adaptação ao social como almejavam os higienistas.

Keywords : psicanálise de crianças; história; higiene mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License