SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Relações de gênero e poder na Belle Époque: entre discursos e práticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

COUTO, Daniela Paula do  y  SILVA, Mardem Leandro. A Psicanálise De Crianças No Brasil: Um Relato Histórico. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp. 94-102. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300515.

Apresenta-se um relato histórico sobre os primórdios da Psicanálise de crianças no Brasil, com destaque para os fatores políticos, culturais e sociais que influenciaram o surgimento e desenvolvimento desse campo. Destaca-se o modo como a Psiquiatria, juntamente com a medicina social do século XIX, orientou os pioneiros da Psicanálise de crianças, a partir da concepção da higiene mental escolar e sua ideologia normativa. Conclui-se que apesar da adesão a um discurso adaptacionista em seu surgimento, a Psicanálise de crianças, na atualidade, não comunga mais com um ideal normativo, haja vista que a dimensão pulsional em cada sujeito é incontrolável e responde pela singularidade do sintoma de cada criança, o que impede uma adaptação ao social como almejavam os higienistas.

Palabras clave : psicanálise de crianças; história; higiene mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License