SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Psychosocial risk factors related to stress in outsourced workers: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

SILVA, Rafael Bianchi  and  ALEXANDRE, Ana Clara Siena. Políticas sociais e subjetividade : discussões a partir do contexto neoliberal. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp. 1-11. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300478.

O presente artigo é resultado de uma pesquisa envolvendo as questões da subjetividade em detrimento de um recente projeto político que se desenvolve no Brasil: o neoliberalismo. A partir desses elementos, objetiva-se a discussão acerca das influências neoliberais, as quais acarretam em novos modos de gestão política e, consequentemente, propicia mudanças nas formas de gerir as políticas sociais. Além disso, discute-se sobre tais impactos nas políticas sociais, visto que o neoliberalismo visa o afastamento do Estado dos assuntos sociais e econômicos, e seus desdobramentos no que diz respeito a produção de novos modos de subjetivação neste novo cenário político que emerge.

Keywords : Neoliberalismo; Subjetividade; Políticas sociais; Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License