SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Políticas sociais e subjetividade: discussões a partir do contexto neoliberalEstigma social de profesionales de la salud hacia personas que usan drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

MANDARINI, Marina Bernardo  e  STICCA, Marina Greghi. Fatores de risco psicossocial relacionados ao estresse em trabalhadores terceirizados : uma revisão. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp. 12-21. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300478.

O objetivo desta revisão foi avaliar e sistematizar os dados publicados em periódicos científicos acerca dos fatores de risco psicossocial que podem contribuir para o estresse e afetar a saúde de trabalhadores terceirizados. Foram selecionados 5 estudos brasileiros e 20 internacionais, considerando o período de 2002 a 2017. Os principais fatores de risco psicossocial identificados foram relacionados à organização do trabalho e conteúdo das tarefas, às exigências no trabalho e às relações sociais e liderança. Verificou-se que o estresse em trabalhadores terceirizados é afetado por características específicas do contexto de trabalho terceirizado. Os resultados enfatizam a importância de se repensar a organização e os aspectos que compõem a terceirização enquanto prática administrativa.

Palavras-chave : Estresse; Fatores de Risco; Saúde do Trabalhador; Serviços Terceirizados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License