SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Trelationships and daily practices of homeless people in Medellín, ColombiaCommon Mental Disorders among Prison Officers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

SILVA, Thaiga Danielle Momberg  and  GARCIA, Marcos Roberto Vieira. Mulheres e loucura: a (des)institucionalização e as (re)invenções do feminino na saúde mental. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp. 42-52. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300478.

A partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de observação participante, entrevista aberta e análise de prontuários, o artigo almejou investigar as especificidades das mulheres no processo de desinstitucionalização na cidade de Sorocaba/SP, considerando como as questões de gênero se articulam com a loucura. Buscou compreender, também, como as mulheres que atualmente residem nos Serviços Residências Terapêuticos (SRTs) vivenciam sua independência diante das marcas da institucionalização, levando em consideração todo o silenciamento histórico vivenciado, o que se soma ao estigma da loucura atribuído a elas. Os resultados demonstraram dispositivos de controle da sexualidade e da feminilidade no manicômio e, também, fora dele, que levam à infantilização e à tutela das moradoras. Ressalta-se, a partir disso, a necessidade de interseccionar a discussão da saúde mental com as questões de gênero, classe e raça.

Keywords : Saúde mental; Serviços Residenciais Terapêuticos; Desinstitucionalização; Mulheres.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License