SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Relaciones sociales y prácticas cotidianas del habitante de calle en Medellín, ColombiaTranstornos Mentais Comuns entre Trabalhadores do Sistema Prisional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SILVA, Thaiga Danielle Momberg  e  GARCIA, Marcos Roberto Vieira. Mulheres e loucura: a (des)institucionalização e as (re)invenções do feminino na saúde mental. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp. 42-52. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300478.

A partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de observação participante, entrevista aberta e análise de prontuários, o artigo almejou investigar as especificidades das mulheres no processo de desinstitucionalização na cidade de Sorocaba/SP, considerando como as questões de gênero se articulam com a loucura. Buscou compreender, também, como as mulheres que atualmente residem nos Serviços Residências Terapêuticos (SRTs) vivenciam sua independência diante das marcas da institucionalização, levando em consideração todo o silenciamento histórico vivenciado, o que se soma ao estigma da loucura atribuído a elas. Os resultados demonstraram dispositivos de controle da sexualidade e da feminilidade no manicômio e, também, fora dele, que levam à infantilização e à tutela das moradoras. Ressalta-se, a partir disso, a necessidade de interseccionar a discussão da saúde mental com as questões de gênero, classe e raça.

Palavras-chave : Saúde mental; Serviços Residenciais Terapêuticos; Desinstitucionalização; Mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License