SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Transtornos Mentais Comuns entre Trabalhadores do Sistema PrisionalEvidências de estrutura interna da Escala Baptista de Depressão: Versão Idoso (EBADEP-ID) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SOUZA EW, Raquel de Andrade; MARTINEZ, José Manuel; CARVALHO, Fernanda Torres de  e  ROCHA, Kátia Bones. Práticas sexuais de homens que fazem sexo com homens: adaptação de questionário. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp. 64-75. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300478.

Este artigo trata da adaptação transcultural para o português do Cuestionario de Investigación sobre Prácticas Sexuales de Hombres que Practican Sexo con Hombres - CIPRASEX HSH. O instrumento parte da Teoria do Comportamento Planejado, apresentando como dimensões: fator atitudinal, norma subjetiva e controle comportamental, associados ao não uso de preservativos de HSH. A adaptação envolveu quatro fases: tradução e tradução reversa do questionário; avaliação por juízes e público-alvo; estudo piloto com 20 participantes; elaboração da versão brasileira. Constatou-se boa equivalência conceitual e semântica entre a versão final em português e o original, bem como caráter inovador do instrumento no contexto brasileiro. O CIPRASEX HSH poderá auxiliar no desenvolvimento de intervenções específicas no âmbito da saúde e prevenção do HIV.

Palavras-chave : Comportamento sexual; HIV; HSH; Preservativo; Prevenção & controle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License