SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Traços frios e insensíveis no DSM-V: Implicações teóricas e clínicas para o estudo da psicopatia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

HORA, Ana Flávia Lima Teles da; SOLER, Concepción López  y  SILVA, Simone Souza da Costa. Percepção de professores dos problemas de comportamento em duas amostras clínicas com TDAH: Brasil e Espanha. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp. 97-105. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300478.

Considerando a díade professor-aluno no contexto escolar, a figura desse profissional tem sido estimada como uma fonte de informação válida na avaliação comportamental do aluno. Trata-se de uma investigação documental do tipo exploratória-descritiva, retrospectiva e transversal, em que se recorreu a análise de prontuários de crianças e adolescentes entre os anos de 2013 e 2014 diagnosticados com TDAH em duas unidades clínicas de psicologia situadas no Brasil e Espanha. Encontraram-se diferenças significativas apenas em duas síndromes: Problemas de Sociabilidade e Problemas de Atenção. A contribuição deste estudo foi comparar a percepção de professores residentes em diferentes países, e constatar que, independentemente das diferenças culturais, foram encontrados comportamentos similares nos indivíduos com o diagnóstico de TDAH.

Palabras clave : Professores; TDAH; Problemas de comportamento; TRF.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License