SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Da personalidade ao Dasein: pensamento heideggeriano e práxis clínicaAs mulheres da colônia de alienadas do engenho de dentro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

MOURA, Carlos Eduardo Ortolani Prado de. Entre psicanálise e existencialismo: a estruturação da personalidade sob condição. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp. 24-41. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.27188.

O artigo visa apresentar algumas considerações do Existencialismo sartreano ao problema de uma subjetividade que existe em tensão entre a gratuidade de um vivido intencional (Liberdade) e sua condição de possibilidade: ser em situação (Determinação). É nesse aspecto que o diálogo de Sartre com a Psicologia e com a Psicanálise lançá-lo-á na tarefa de resolver o problema de uma Consciência que só se manifesta na medida em que sofre o peso das estruturas da relação com o Outro e da Linguagem. Diante de tal relação (impulso à liberdade, condições que fazem do homem um existente que se perdeu a si mesmo desde sua infância), observa-se um Sartre cada vez mais íntimo de seu interesse filosófico pela Psicanálise.

Palabras clave : Sartre; Consciência; Intercorporeidade; Linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License