SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Entre psicanálise e existencialismo: a estruturação da personalidade sob condiçãoPrevalência de transtornos do humor e de ansiedade em servidores públicos afastados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

VALENTIM, Renata Patricia Forain de; MARTINS, Letícia Palmeira; MARTINS, Mariah da Silva  e  FREITAS, Tamires Rejane Moreira. As mulheres da colônia de alienadas do engenho de dentro. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp. 42-60. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.23786.

O objetivo deste trabalho foi investigar a transferência das 334 mulheres indigentes da seção Esquirol, ala do Hospício Nacional de Alienados, para a Colônia de Alienadas do Engenho de Dentro. A hipótese é a de que a criação da colônia, em 1911, foi a ratificação de uma política de tratamento que extrapolou o saber psiquiátrico e fez confluir temas e discursos diversos, tais como feminilidade, republicanismo, trabalho e pobreza. Na análise desse campo, através do conceito bakhtiniano de dialogia, espera-se compreender a participação do ideário psiquiátrico nas formulações que marcaram a compreensão acerca da mulher pobre durante a primeira república e inserir o aparecimento destas ideias no conjunto de instrumentos de regulação social que precisaram ser reconstruídos.

Palavras-chave : História da psicologia; História das mulheres; seção Esquirol; Colônia de alienadas do Engenho de Dentro; Dialogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License