SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Prevalência de transtornos do humor e de ansiedade em servidores públicos afastadosO lar e o habitar para moradores de Serviço Residencial Terapêutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

AGUIAR, Karoline Giele Martins; MELLO, Luana Thereza Nesi de  e  ANDRETTA, Ilana. Usuários de crack nordestinos: habilidades sociais, habilidades de enfrentamento e suporte social. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp. 81-106. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.25805.

O uso de crack é considerado multicausal e as habilidades sociais (HS) são essenciais para o fortalecimento da rede de suporte social (SS). Objetivou-se descrever o perfil de usuários de crack de um estado da região do Nordeste brasileiro, suas HS, suas habilidades de enfrentamento (HE) e sua percepção sobre o SS. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado com 61 usuários, em tratamento no CAPS-AD-III. Os instrumentos utilizados foram: IHS-Del-Prette, IDHEA-AD e EPSUS. As análises descritivas identificaram que o perfil dos participantes se assemelha à literatura atual. No que concerne às HS, HE, e na percepção do SS, indica-se prejuízo no total dos escores. Destaca-se a importância de estudos sobre as características dessa população e a elaboração de intervenções que promovam o repertório de HS.

Palavras-chave : Social skills; Coping stiles; Crack [drug].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License