SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Usuários de crack nordestinos: habilidades sociais, habilidades de enfrentamento e suporte socialEscala ENRICH de satisfação conjugal: adaptação e evidências psicométricas iniciais no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CAPUCHO, Mariana Carneiro  e  CONSTANTINIDIS, Teresinha Cid. O lar e o habitar para moradores de Serviço Residencial Terapêutico. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp. 107-127. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.26058.

Este estudo tem como objetivo investigar o entendimento de atuais moradores de um Serviço Residencial Terapêutico (SRT) acerca do significado de lar e de habitar. Foi realizada pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com moradores de Residências Terapêuticas (RT) situadas em cidades da região metropolitana de Vitória (ES). A análise temática de conteúdo indicou núcleos de sentido que evidenciaram a casa e o habitar atrelados à presença da família, à liberdade, à autonomia, à proteção. Foi demonstrado que a RT não é um lar para todos, bem como apontada a importância da participação do ex-interno do hospital psiquiátrico no processo de passagem da internação para a residência terapêutica e o fortalecimento de laços afetivos do morador.

Palavras-chave : Residências terapêuticas; Habitar; Saúde mental; Desinstitucionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License