SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Habilidade de comunicação intencional de bebês: concepções de profissionais da educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ALMEIDA, Mônica Rafaela de; OLIVEIRA, Isabel Fernandes de  e  SEIXAS, Pablo de Sousa. Programa Nacional de Assistência Estudantil em uma universidade pública. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp. 191-209. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.25910.

O ensino superior brasileiro tem se apresentando historicamente como uma estrutura elitizada, mas nos anos recentes houve um maior acesso de estudantes da classe trabalhadora. Nesse contexto é regulamentado o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que visa garantir a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Assim, este trabalho procurou analisar o desenvolvimento do PNAES em uma IFES. Os dados foram extraídos de documentos oficiais e de registro escrito das atividades do I Fórum de Assistência Estudantil. Os resultados indicaram que a assistência estudantil tem permitido a permanência de muitos estudantes no ensino superior, mas sua efetivação é limitada porque boa parte das ações é provisória e não atende toda a demanda.

Palavras-chave : Ensino superior; Políticas públicas; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License