SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3De la diferencia natural a la diferencia moral entre los sexos: una perspectiva FreudianaPrácticas de cuidado de bebés por los niños en instituciones de acogida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

VALLEJO, Mónica; TORRES-SOTO, Ana; CURIEL-MARIN, Elvira  y  CAMPILLO-DRIEGUEZ, Olga. Percepção e práticas docentes para uma educação inclusiva. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp. 26-47. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.27718.

Para que uma sociedade evoluída se construa como inclusiva, é imprescindível reconhecer, desde a escola, a diversidade como um aspecto positivo que enriquece os processos de ensino e aprendizagem, assegurando, assim, a igualdade de oportunidades através da construção de ambientes seguros, democráticos e equitativos. Para isso, é essencial garantir, entre os professores, atitudes positivas em relação à inclusão. Essa pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção dos professores do ensino fundamental sobre a educação inclusiva, assim como as estratégias desenvolvidas para favorecê-la. Foi utilizada uma metodologia de tipo quantitativa, não experimental e transversal. Cinquenta e cinco professores de cinco instituições educativas públicas da região de Murcia (Espanha) foram entrevistados. Os resultados obtidos mostraram atitudes positivas em relação à educação inclusiva, embora os professores considerassem que sua formação inicial era insuficiente para trabalhar efetivamente a diversidade nas salas de aula, bem como consideraram insuficientes os recursos disponíveis.

Palabras clave : Educação inclusiva; Percepção do professor; Estratégias de ensino-aprendizagem; Ensino fundamental; Espanha.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español

 

Creative Commons License