SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Da diferença natural à diferença moral entre os sexos: uma perspectiva freudianaPráticas de cuidado de crianças com bebês em instituição de acolhimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

VALLEJO, Mónica; TORRES-SOTO, Ana; CURIEL-MARIN, Elvira  e  CAMPILLO-DRIEGUEZ, Olga. Percepção e práticas docentes para uma educação inclusiva. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp. 26-47. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.27718.

Para que uma sociedade evoluída se construa como inclusiva, é imprescindível reconhecer, desde a escola, a diversidade como um aspecto positivo que enriquece os processos de ensino e aprendizagem, assegurando, assim, a igualdade de oportunidades através da construção de ambientes seguros, democráticos e equitativos. Para isso, é essencial garantir, entre os professores, atitudes positivas em relação à inclusão. Essa pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção dos professores do ensino fundamental sobre a educação inclusiva, assim como as estratégias desenvolvidas para favorecê-la. Foi utilizada uma metodologia de tipo quantitativa, não experimental e transversal. Cinquenta e cinco professores de cinco instituições educativas públicas da região de Murcia (Espanha) foram entrevistados. Os resultados obtidos mostraram atitudes positivas em relação à educação inclusiva, embora os professores considerassem que sua formação inicial era insuficiente para trabalhar efetivamente a diversidade nas salas de aula, bem como consideraram insuficientes os recursos disponíveis.

Palavras-chave : Educação inclusiva; Percepção do professor; Estratégias de ensino-aprendizagem; Ensino fundamental; Espanha.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol

 

Creative Commons License