SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Percepción y prácticas docentes para una educación inclusivaInfancia, pérdida y educación: posibles diálogos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

CARVALHO, Cíntia; MOURA, Gabriella Garcia  y  AMORIM, Kátia de Souza. Práticas de cuidado de crianças com bebês em instituição de acolhimento. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp. 48-72. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.25781.

Buscando investigar práticas de cuidados de crianças com bebês em acolhimento institucional, conduziu-se estudo de caso exploratório e longitudinal acompanhando Ana, bebê com idade entre 10-12 meses. Por meio de videogravações semanais, em ambiente naturalístico, foram categorizados episódios de cuidado. Três categorias finais foram descritas: cuidados orientados por atenção; cuidados orientados por solicitude (criança atendeu à necessidade expressa do bebê) e; cuidados orientados por tensão (criança agiu frente a um risco ao bebê). Discutiu-se o caráter empático e pró-social destas práticas e seu potencial para promoção do desenvolvimento e aprendizagem das crianças acolhidas e formação da sua rede socioafetiva. Destacou-se, também, o papel mediador do adulto no planejamento do ambiente, da supervisão e da significação das ações das crianças nestes encontros.

Palabras clave : Cuidado da criança; Criança acolhida; Interação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License