SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Práticas de cuidado de crianças com bebês em instituição de acolhimentoDiferenças de adaptação acadêmica entre estudantes do curso de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CARVALHO, Eliane Cristina de  e  CARVALHO, Lana Veras de. Infância, perda e educação: diálogos possíveis. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp. 73-92. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.26229.

Este estudo tem como foco a inter-relação entre infância, perda e educação através de um olhar fenomenológico mundano. Adotamos a abordagem qualitativa em nosso estudo, no qual realizamos um grupo fenomenológico com crianças entre 11 e 12 anos de uma escola da rede de ensino da cidade de Parnaíba-Piauí. Como recurso metodológico, utilizamos cenas de três filmes de animações infantis que apresentam questões de perdas e luto em seu enredo. Para análise do conteúdo emergido, optamos pelo método fenomenológico mundano. O grupo se apresentou como espaço fértil para troca de experiências, escuta, acolhimento e aprendizado sobre o tema na escola. Os filmes se configuraram como excelentes recursos facilitadores para abordar o tema em questão no âmbito educacional.

Palavras-chave : Infância; Luto; Ensino fundamental; Filmes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License