SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Infância, perda e educação: diálogos possíveisAnsiedade social e habilidades sociais em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SOARES, Adriana; LIMA, Claudio Almeida; SANTOS, Giselle  e  SILVA, Isabela. Diferenças de adaptação acadêmica entre estudantes do curso de psicologia. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp. 93-118. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.27231.

Objetivou-se identificar as diferenças entre alunos dos três primeiros períodos do curso de psicologia em relação as variáveis relacionadas a adaptação acadêmica. Participaram 426 estudantes universitários que responderam aos questionários e inventários relativos as variáveis. Os dados foram submetidos ao teste ANOVA. Os principais resultados apontam que os estudantes possuem expectativas irrealistas em relação a universidade. Houve aumento do repertório de habilidades sociais de enfrentamento e autoafirmação com risco e diminuição da habilidade de conversação e desenvoltura social em função dos períodos e, nos períodos mais avançados estão mais determinados, apresentam mais autoconhecimento e menos responsabilidade e independência em relação a sua escolha profissional. Em relação a Instituição, estão menos satisfeitos a medida em que o curso avança.

Palavras-chave : Adaptação Acadêmica; Vivências Acadêmicas; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License