SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Diferenças de adaptação acadêmica entre estudantes do curso de psicologiaIronia, humor e sublimação: o papel dos chistes no laço social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

BORBA, Camila de Souza; HAYASIDA, Nazaré Maria de Albuquerque  e  LOPES, Fernanda Machado. Ansiedade social e habilidades sociais em universitários. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp. 119-137. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.27052.

Ingressar e permanecer na universidade ocasiona mudanças de hábitos e requer interações sociais habilidosas que nem sempre são experimentadas de forma adaptativa pelos jovens. Objetivou-se explorar estudos empíricos brasileiros publicados nos últimos dez anos sobre habilidades sociais e ansiedade social em universitários. Foram encontrados dez artigos com as combinações dos termos "ansiedade social", "habilidades sociais" e "universitários" que foram unânimes afirmando a eficácia da realização de treinamentos de habilidades sociais para o desenvolvimento das mesmas e para melhoria dos sintomas de ansiedade social em universitários. Concluiu-se que a criação de programas de desenvolvimento de habilidades sociais dentro das universidades se faz necessária, pois esse espaço precisa oferecer condições que propiciem o cuidado da saúde física e mental dos seus estudantes.

Palavras-chave : Ansiedade social; Habilidades sociais; Universitários; Universidade; Promoção de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License