SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Ansiedade social e habilidades sociais em universitáriosEvidências de validade da escala de engajamento de professores da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

BOCCHI, Josiane Cristina  e  JUNTA, Augusto Cesar. Ironia, humor e sublimação: o papel dos chistes no laço social. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp. 138-158. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.28647.

O chiste é uma das formações do inconsciente que mais se insere socialmente, porque necessita de, pelo menos, duas pessoas do discurso para sua realização. Dentre as técnicas de produção do chiste, a ironia é a categoria compreendida como uma representação pelo oposto e pelo uso do duplo sentido. Este artigo propõe uma discussão sobre a ironia nos textos freudianos, para indagar seu papel nos processos humorísticos e na produção do laço social. Este trabalho apresenta algumas indicações teóricas que reencontram a ironia como portadora de um potencial para a indução de laço social e discute o papel do humor nos processos sociais e, em última instância, indica a natureza sublimatória presente no humor.

Palavras-chave : Ironia; Inconsciente; Humor; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License