SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Validation evidence of the basic education teachers' engagement scaleSocial representations of organ donation among university students: dimensions and tensions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

COSTA, Aldemar Ferreira da  and  BARROS, João Paulo Pereira. "Célula de proteção comunitária": efeitos no cotidiano de jovens negros em Fortaleza. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp. 173-192. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.26818.

O objetivo deste artigo é problematizar efeitos psicossociais da implantação da Célula de Proteção Comunitária (CPC) na região do Grande Jangurussu, na periferia de Fortaleza, tomando por base produções discursivas de jovens negros sobre tal dispositivo de segurança. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir de uma cartografia como método de pesquisa-inter(in)venção. Para responder a essas questões, recorreu-se a estudos foucaultianos sobre dispositivos de segurança, biopolítica e governamentalidade, estudos anticoloniais e suas implicações em corpos negros e territorialidades periferizadas. Os resultados indicam que, orientando-se por uma racionalidade necro e biopolítica, tal implantação da Célula de Proteção Comunitária tem implicado na produção do medo e da manutenção da lógica de controle sobre corpos e territórios racializados e historicamente estigmatizados.

Keywords : Necrobiopolítica; Dispositivo de segurança; Juventude; Racismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License