SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3"Célula de proteção comunitária": efeitos no cotidiano de jovens negros em Fortaleza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SILVA, Dnyelle Souza; BOUSFIELD, Andréa Barbará S.  e  SILVA, Caroliny Duarte da. Representações sociais da doação de órgãos para estudantes universitários: dimensões e tensões. Psicol. pesq. [online]. 2019, vol.13, n.3, pp. 193-212. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.27258.

No Brasil, observa-se um aumento no número de doações de órgãos, decorrente principalmente da conscientização da população sobre a importância da doação para a realização de transplantes. O objetivo deste estudo foi conhecer as representações sociais sobre a doação de órgãos para estudantes universitários. Foram realizados três grupos focais, cada um com cinco estudantes universitários, nos quais foi utilizado como estímulo disparador uma campanha em vídeo sobre o tema. O conteúdo das falas dos participantes foi analisado por meio do software IRaMuTeQ. Os resultados indicaram que as representações sociais revelam tensões que carregam antagonismos e dualidades, como: morte e vida, perder e salvar, além de aparecerem associadas ao medo, insegurança e desconfiança quanto à realização do processo.

Palavras-chave : Doação de órgãos; Representação social; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License