SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escolaEntrada no ensino superior e envolvimento do estudante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

RAMALHO, Henrique; ROCHA, João  e  LOPES, Alexandra. Interações aluno-professor: percepções sobre o feedback pedagógico. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.1, pp. 76-95. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.29010.

Neste estudo, é problematizada a interação sociocultural, a dialogicidade, a comunicação pedagógica e a função, os tipos e os requisitos do feedback pedagógico. O conceito de feedback pedagógico é compreendido como requisito base para o progresso das aprendizagens dos alunos. Procura-se compreender em que termos o feedback pedagógico é percecionado e entendido pelos professores, conhecer os tipos de feedback pedagógico que são solicitados aos alunos sobre o trabalho do professor, e desenvolver uma compreensão sobre a forma como os alunos são envolvidos nas atividades de sala de aula. Segue-se a linha metodológica do estudo de caso, privilegiando o uso de questionários, aplicados a professores e a alunos, complementado com a análise de alguns documentos escolares. Concludentemente, privilegia-se o feedback de reforço e corretivo, por meio do qual a intervenção do professor se repercute sobre a motivação e disponibilidade do aluno para a atividade e envolvimento ativo em sala de aula.

Palavras-chave : Ensino-aprendizagem; Envolvimento e motivação dos alunos; Trabalho pedagógico do professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License