SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Interações aluno-professor: percepções sobre o feedback pedagógicoDesenvolvimento e evidências de validade da Escala de Percepção das Práticas Docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CALDEIRA, Suzana Nunes et al. Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.1, pp. 96-113. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.29042.

No Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: "Integração e acolhimento", "Nível de participação" e "Praxe". Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis "Integração e acolhimento" e "Nível de participação" estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento.

Palavras-chave : Envolvimento; Ensino superior; Adaptação ao ensino superior; Ajustamento escolar; Escalas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License