SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Desenvolvimento e evidências de validade da Escala de Percepção das Práticas DocentesAutoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

WADDINGTON, Julie; SIQUES, Carina; VILA, Maria Carolà  e  MORENO, Maria Nieves Jimenez. Os fundos de conhecimento para a promoção do envolvimento escolar. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.1, pp. 132-148. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27698.

Algumas pesquisas mostram que excluir os fundos de conhecimento (FoK) das famílias do currículo escolar contribui para os baixos níveis de envolvimento na escola. Este estudo é parte de um projeto de pesquisa em andamento que visa promover o envolvimento dos estudantes de origem imigrante na escola, por meio do uso estratégico do FoK. Fornecemos uma visão geral do projeto e explicamos como ele foi implementado no contexto específico da educação infantil em uma escola na Catalunha. Foi utilizada uma abordagem qualitativa para avaliar o efeito do processo pela perspectiva do professor, contrastando aspectos positivos com algumas das dificuldades vivenciadas. Concluímos que a inclusão do FoK das famílias na prática pedagógica pode contribuir para melhorar o envolvimento dos alunos e promover ambientes educacionais mais inclusivos.

Palavras-chave : Fundos de conhecimento; Envolvimento dos estudantes; Famílias imigrantes; Prática pedagógica; Educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License