SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Child self-esteem and self-concept, parental education and its relationship with school performance in elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

BULAMAH, Lucas  and  KUPERMANN, Daniel. O verdadeiro self em Winnicott e a questão da identidade. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.1, pp. 169-188. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27731.

O tema da identidade tem sido abordado criticamente por diversas disciplinas, representantes do chamado pós-estruturalismo, inspiradas no descentramento freudiano do sujeito. Neste artigo, investigamos a noção winnicottiana de verdadeiro self com o intuito de apontar para uma alternativa à postulação do psicanalista inglês como antagonista da desconstrução operada pela abordagem pós-estruturalista das identidades. Associado ao postulado do núcleo incomunicável do self como uma instância indisponível à relacionalidade com objetos objetivos, o verdadeiro self advém tanto como representante de uma experiência primordial de indeterminação, na qual a distinção entre eu e outro estão fundamentalmente excluídas, quanto como instância resistente à determinação identitária característica da relação com objetos objetivos.

Keywords : Teoria psicanalítica; Pós-modernidade; Self.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License