SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Convivencia escolar e inclusión: un estudio en aulas con alumnado afectado por enfermedades rarasEl papel mediador de la satisfacción con la vida en la relación entre adicción al trabajo y el conflicto trabajo-familia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

GUIMARAES, Luísa Superbia. Como delimitar e descrever um sistema de Memória Humana?. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.2, pp. 35-49. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27752.

O estudante ou pesquisador que inicia seus estudos em Psicologia Cognitiva geralmente aprende sobre o funcionamento de diversos sistemas de memória (e.g. memória declarativa/explícita e não-declarativa/implícita, memória episódica, memória semântica, memória operacional/de trabalho, memória procedural), mas não tem acesso aos detalhes do processo científico de descrição desses sistemas. De maneira semelhante, o profissional clínico pode enfrentar dificuldades para compreender os detalhes metodológicos dos estudos que originaram ferramentas de avaliação e intervenção neuropsicológica ao consultar a literatura científica da área. O objetivo deste artigo é apresentar uma visão global dos desafios teóricos e metodológicos no estudo da memória humana, com ênfase na delimitação dos sistemas de memória. A autora apresenta o método experimental geralmente usado nas pesquisas, alguns dos critérios usados no campo para delimitar os sistemas de memória, e uma proposta para a formulação de um modelo integrado dos sistemas. Ao final, são feitas considerações sobre os desafios do estudante/pesquisador que quer contribuir com o campo.

Palabras clave : Psicologia cognitiva; Psicologia experimental; Memória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License