SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Como delimitar e descrever um sistema de Memória Humana?Avaliação da motivação para a escrita: adaptação portuguesa de um questionário multifatorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ZARDO, Edemar  e  CARLOTTO, Mary Sandra. O papel mediador da satisfação com a vida na relação entre adição ao trabalho e o conflito trabalho-família. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.2, pp. 50-68. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27410.

O estudo objetivou avaliar se a satisfação com a vida (SV) desempenha papel mediador na relação entre a Adição ao Trabalho (AT) e o conflito trabalho-família (CTF) em uma amostra de 490 profissionais autônomos (PA) brasileiros. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados um questionário sociodemográfico e laboral, a Dutch Work Addiction Scale (DUWAS), a Escala de Satisfação com a Vida (ESV) e a Escala de Interação Trabalho-Família - Survey Work-Home Interaction Nijmegen (SWING). Os resultados confirmam a hipótese de que a SV funciona como mediadora entre as dimensões da AT e o CTF. Assim, destaca-se a importância da gestão do tempo, visando conciliar as atividades de trabalho com as responsabilidades familiares, o convívio e o lazer familiar para a prevenção da AT.

Palavras-chave : Adição Ao Trabalho; Satisfação Com A Vida; Conflito Trabalho-família; Profissionais Autônomos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License