SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Estratégias utilizadas por alunos do 1º ano do ensino básico na transformação 2D/3DFatores biopsicossociais na história de vida de mulheres profissionais do sexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

OLIVEIRA, Eduarda Lima de; NEIS, Letícia Ferraz  e  FALCKE, Denise. De volta ao passado: um estudo de caso de insucesso na adoção. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.2, pp. 130-151. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27790.

A adoção é uma forma de proteção aos direitos fundamentais de crianças e de adolescentes, por isso, a importância de que seja um processo repleto de atenção por todos os envolvidos, minimizando os riscos de insucesso. Este estudo tem como objetivo apresentar vivências e sentimentos envolvidos em um caso de insucesso na adoção. Trata-se de um estudo qualitativo, transversal e com delineamento de estudo de caso único, do qual participaram uma adolescente e seus respectivos adotantes. A adolescente respondeu a uma entrevista semiestruturada e ao Desenho da Família, já os adotantes responderam a entrevista. Os resultados encontrados apontam que o desenvolvimento dos processos de filiação e parentalidade são fundamentais para o estabelecimento das relações familiares e do êxito do processo adotivo.

Palavras-chave : Adoção; Família; Parentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License