SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O passado e o futuro da psicologia experimental: contribuições de Fechner, Wundt e JamesModelos neuropsicobiológicos para estudo da dor e das emoções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

GOMES, Carlos F. A.  e  BURATTO, Luciano G.. Modelagem multinomial aplicada à pesquisa em psicologiaModelo multinomial aplicado a la investigación psicológica. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.3, pp. 44-65. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.29542.

Teorias sobre fenômenos psicológicos frequentemente fazem referência a processos que não são diretamente observáveis (processos latentes). Tradicionalmente, no entanto, a investigação desses fenômenos é feita de forma indireta aos processos latentes. O objetivo deste artigo é introduzir os conceitos fundamentais de modelagem multinomial. Aqui mostramos como modelos de processos latentes são derivados de modelos puramente descritivos através da redução do espaço de parâmetros motivada por uma ou mais teorias psicológicas. Os resultados são os modelos multinomiais que fornecem medidas simples de processos psicológicos (probabilidades) e que podem ser quantitativamente testados com dados reais. O uso de modelagem multinomial permite a análise direta dos efeitos de variáveis independentes nos próprios processos latentes que controlam o desempenho em uma ou mais tarefas experimentais, assim, facilitando o teste de predições e explicações teóricas sobre fenômenos psicológicos.

Palavras-chave : Modelagem matemática; Processos latentes; Distribuição multinomial; Processos estocásticos; Estados mentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License