SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3El espectro clínico y de laboratorio de la enfermedad de Alzheimer: una perspectiva neurológicaLa recuperación de la memoria operativa visual no es afectada por el flicker cromático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

YACOUB, Isadora Baumgratz Delgado  y  JUSTI, Francis Ricardo dos Reis. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.3, pp. 111-132. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30616.

O fading affect bias (FAB) atua na memória autobiográfica humana, favorecendo a manutenção das emoções positivas em detrimento das negativas. Este trabalho questionou se esse mecanismo poderia ser influenciado pela depressão e se seria encontrado na memória episódica. Cinquenta e cinco voluntários registraram eventos autobiográficos positivos e negativos durante uma semana. Eles preencheram o Inventário de Depressão de Beck e realizaram um teste de memória com palavras de conotação positiva, negativa e neutra. Os resultados sugeriram que o humor deprimido pode interferir no funcionamento do FAB e prejudicar a manutenção das emoções positivas na memória. Os efeitos na memória episódica foram menos conclusivos.

Palabras clave : Fading Affect Bias; Memória Episódica; Memória Autobiográfica; Depressão; Emoções.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License