SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O espectro clínico e laboratorial da doença de Alzheimer: uma perspectiva neurológicaA recuperação da memória operacional visual não é afetada por flicker cromático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

YACOUB, Isadora Baumgratz Delgado  e  JUSTI, Francis Ricardo dos Reis. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.3, pp. 111-132. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30616.

O fading affect bias (FAB) atua na memória autobiográfica humana, favorecendo a manutenção das emoções positivas em detrimento das negativas. Este trabalho questionou se esse mecanismo poderia ser influenciado pela depressão e se seria encontrado na memória episódica. Cinquenta e cinco voluntários registraram eventos autobiográficos positivos e negativos durante uma semana. Eles preencheram o Inventário de Depressão de Beck e realizaram um teste de memória com palavras de conotação positiva, negativa e neutra. Os resultados sugeriram que o humor deprimido pode interferir no funcionamento do FAB e prejudicar a manutenção das emoções positivas na memória. Os efeitos na memória episódica foram menos conclusivos.

Palavras-chave : Fading Affect Bias; Memória Episódica; Memória Autobiográfica; Depressão; Emoções.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License