SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Falsas memórias: processos paralelos ou seriais?O papel da emoção na percepção de tempo: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SANTILLAN, Javier Enrique  e  BARRAZA, José Fernando. Estimação da percepção de distância durante a locomoção. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.3, pp. 192-205. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30415.

Neste artigo de revisão, abordamos o problema da percepção da distância durante a locomoção. Isto implica uma construção mental do ambiente que nos rodeia, que deve ser realizada de maneira rápida e precisa, pois a informação é crucial para poder interagir corretamente com o ambiente e com os objetos encontrados nele. Na maior parte do tempo, nós e o mundo à nossa volta estamos em um movimento relativo contínuo, sendo nossa experiência perceptiva moldada pelas complexas interações entre as informações fornecidas pelos sentidos e pela percepção do próprio movimento. Tentar adquirir dados de percepção de distância com o observador em movimento implica requisitos diferentes para a situação quando ela é estática. Isso leva à busca de soluções e novas alternativas metodológicas. Isso é exemplificado pelo trabalho experimental realizado com a esteira como plataforma de pesquisa em campo aberto.

Palavras-chave : Percepção visual; Percepção de distância; Percepção espacial; Psicofísica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License