SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 special issueAn integrative model of visual control of actionAffective spatial compatibility task as a model for the study of emotional behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

FEITOSA, M. Angela G.; PRESTES, Marta Regueira Dias; SANTANA, Maiara Maia  and  SENA, Vanessa Cristina Bastos. Percepção auditiva categórica como estratégia de investigação das dificuldades de percepção de fala . Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.spe, pp. 56-75. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30561.

Este artigo apresenta um estudo metodológico de um procedimento experimental com duas tarefas de processamento categórico auditivo para fala. Na tarefa de identificação, o participante ouve sons que variam em duração de VOT e é solicitado a identificar a que palavra correspondem. Na tarefa de discriminação, o participante deve indicar se dois estímulos de VOT adjacentes são iguais ou diferentes. As estratégias de análises de dados para caracterizar o grau de categorização são apresentadas e são discutidas possibilidades de uso do procedimento em estudos.

Keywords : Categorização; Desenvolvimento de fala; Envelhecimento; Psicofísica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License