SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialUm modelo integrativo do controle visual da açãoTarefa de compatibilidade espacial afetiva como modelo de estudo do comportamento emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

FEITOSA, M. Angela G.; PRESTES, Marta Regueira Dias; SANTANA, Maiara Maia  e  SENA, Vanessa Cristina Bastos. Percepção auditiva categórica como estratégia de investigação das dificuldades de percepção de fala . Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.spe, pp. 56-75. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30561.

Este artigo apresenta um estudo metodológico de um procedimento experimental com duas tarefas de processamento categórico auditivo para fala. Na tarefa de identificação, o participante ouve sons que variam em duração de VOT e é solicitado a identificar a que palavra correspondem. Na tarefa de discriminação, o participante deve indicar se dois estímulos de VOT adjacentes são iguais ou diferentes. As estratégias de análises de dados para caracterizar o grau de categorização são apresentadas e são discutidas possibilidades de uso do procedimento em estudos.

Palavras-chave : Categorização; Desenvolvimento de fala; Envelhecimento; Psicofísica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License