SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialLa percepción auditiva categórica como estrategia de investigación sobre las dificultades de percepción del hablaEsquizofrenia y cognición: comprensión de las dimensiones atencional, perceptivas y mnemotécnicas de la esquizofrenia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

NASCIMENTO, Paulo Frassinetti Delfino do; LAMEIRA, Allan Pablo; CONDE, Erick Francisco Quintas  y  ALVES, Nelson Torro. Tarefa de compatibilidade espacial afetiva como modelo de estudo do comportamento emocional. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.spe, pp. 76-101. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30375.

Além dos aspectos emocionais, o comportamento humano pode ser afetado por outros fatores, tal como a localização espacial dos estímulos, que favorecem a ocorrência de respostas motoras mais rápidas para o mesmo lado de sua apresentação em uma tarefa clássica de compatibilidade estímulo-resposta. O presente artigo consiste em uma revisão narrativa de estudos que utilizaram a Tarefa de Compatibilidade Espacial Afetiva (TCEA) para avaliar a influência da valência afetiva do estímulo sobre os padrões de compatibilidade espacial. De modo geral, os estudos analisados indicam que figuras, imagens e palavras com valência emocional são capazes de influenciar o comportamento do voluntário. Portanto, a TCEA é uma ferramenta com potencial aplicação ao estudo da interação entre emoção e cognição na avaliação neuropsicológica.

Palabras clave : Tarefa de Compatibilidade Espacial Afetiva; Emoção; Comportamento; Tempo de reação manual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License